A. R. Lacerda (1927), “Almanaque de Ponte de Lima”, Ano 7º, …, pp. 130-132.

Afonso Eduardo Martins Zúquete (1987), "Armorial Lusitano", Editorial Enciclopédia, 3ª Edição Lisboa.

Américo Costa (1929), “Dicionário Chorographico de Portugal Continental e Insular”, Vol. III, Tipografia Domingos de Oliveira, Vila do Conde, Portugal.

António Carvalho da Costa (1868), “Corografia Portuguesa”, Tipografia de Domingos Gonçalves Gouveia, Braga, Portugal.

António Resende de Oliveira (1990), “Afinidades Regionais – A casa e o mundo na canção trovadoresca portuguesa”, Sep., Via Latina, Coimbra.

Arlindo Ribeiro da Cunha (1975), “Trepando aos Montes”, Separata de “O Distrito de Braga”, Vol. I, 2ª série, Braga, Portugal.

Augusto Leal (1873), “Portugal Antigo e Moderno – Dicionário”, Editora Mattos Moreira e Companhia, Lisboa, Portugal.

Avelino Jesus Costa (1998), “Subsídios para a História da Terra da Nóbrega e do Concelho da Ponte da Barca”, Vol. I, Centro Cultural Frei Agostinho e Diogo Bernardes, Ponte da Barca, Portugal.

Carlos Alberto Ferreira de Almeida (1978), Casteleologia Medieval de Entre Douro e Minho – Desde as Origens a 1220, Trabalho complementar para a prestação de provas de Doutoramento em História de Arte, Universidade do Porto, Portugal.

Costa Veiga (1963), “Estudos de História Militar Portuguesa”, …, Lisboa, Portugal.

Domingos Silva (1985), “As Terras de Vila Verde do Minho no Dicionário Geográfico do Reino de Portugal até 1758”, Câmara Municipal de Vila Verde, Portugal.

EE (1945), “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”, Vol. I, Editorial Enciclopédia, Lisboa, Portugal.

Gil do Monte (1997), "Subsídios para a História de Vera Cruz do Marmelar", Associação Museu d'Aldeia de Vera Cruz, Portel, Portugal.

Gualdino Correia (1947), “Apontamentos Históricos da Freguesia de Aboim da Nóbrega”, Edição particular, Braga, Portugal.

Henrique Regalo (1987), “Levantamento Arqueológico do Concelho de Vila Verde – Notícias Preliminares”, Câmara Municipal de Vila Verde, Portugal.

Jacinto Guerra (1997), "Arraial da Senhora do Sol - História, Cultura e Turismo em Bom Despacho", Edições Piraquara, Brasília, Brasil.

João Gomes de D’Abreu (1910), “Terra da Nóbrega – Notas Históricas”, Separata de “O Instituto”, Vol. 57, Imprensa da Universidade, Coimbra, Portugal.

José Adelino Maltez (2005), "Tradição e Revolução - Uma biografia do Portugal Político do século XIX ao XXI", Vol. I, p. 306. Tribuna da História, Lisboa.

José António Ferreira de Almeida (1976), “Tesouros Artísticos de Portugal”, Selecções Readers Digest, Lisboa, Portugal.

Leonídeo de Abreu (1963), “História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga – Concelho de Vila Verde”, Junta Distrital de Braga, Portugal.

Luís de Oliveira Fontes e Henrique de Araújo Regalo (1997), “Lindoso – O Castelo e a Região”, Edições do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Instituto da Conservação da Natureza, Braga, Portugal.

Luís Figueiredo da Guerra (1926), “Castelos do Distrito de Viana”, Imprensa da Universidade, Coimbra, Portugal.

Manuela Santos Silva (1999), "Galegos e minhotos à conquista do litoral do centro de Portugal. IN Mário Jorge Barroca (coord. 1999), Carlos Alberto Ferreira de Almeida: in memoriam, vol. II, pag. 397-408. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Maria Antónia Teixeira Lobo (1997), D. João de Portel - Uma Memória Fundiária do Século XIII, Dissertação de Mestrado em História Medieval, Faculdade de Ciência e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mário Delgado (1992), “Castelos do Norte de Portugal na Fundação do Estado Português”, Museu Militar do Porto (Palestra realizada em Espinho no dia 17 de Outubro), Portugal.

 

Pires de Lima (1921), "O Dente-Santo de Aboim da Nóbrega e a Lenda de São Frutuoso", Artigo da Sessão Científica 3", Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

Serra Nevada (1994), “Vila Verde – Notas para a sua História”, Vol. I, Vila Verde, Portugal

Trajano Pires da Nóbrega (1956), "A Família Nóbrega". Colecção Biblioteca Genealógica Brasileira. Publicação do Instituto Genealógico Brasileiro. São Paulo.

VE (1963), “Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura”, Verbo Editora, Lisboa, Portugal.