Fonte: Serviço Cartográfico do Exército, folhas 28 e 42, escala original de 1:25000


É um percurso denominado de Pequena Rota (PR)43, possuindo, aproximadamente, três quilómetros e meio. Este percurso tem início no “Caminho da Costa do Castelo”, junto da oficina do senhor “António Madeiro”, que estabelece a ancestral ligação do Lugar de Casais de Vide até ao cimo de um monte, onde se encontram as velhas ruínas do antigo Castelo de D. Ourigues-o-Velho, da Nóbrega.
Depois de uma pequena subida acentuada de 350 metros encontramos uma chã a cerca de 690 metros de altitude, que nos permite visualizar os vales de Aboim da Nóbrega e Gondomar. Contornando toda uma encosta, em direcção noroeste, faz-se a ligação com a estrada, em terra batida, de acesso ao castelo. Tomando essa estrada subimos ao Castelo de Aboim, e no cimo, a uma altitude de 775 metros, pode-se contemplar vários aspectos da paisagem envolvente, bem como vistas panorâmicas sobre os vales do Rio Vade, Rio Lima e do Rio Vez.

O caminho de regresso é realizado, em parte, pela estrada de acesso ao castelo, seguindo em direcção ao Lugar do Livramento, um pequeno aglomerado rural da freguesia de Sampriz, concelho de Ponte da Barca. Tomando um antigo caminho de romeiros, usado em tempos pela Banda de Música e Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega quando iam à festa da Senhora do Livramento, descemos uma pequena encosta, indo terminar o percurso na Casa da Nóbrega.            

Designação: Percurso Pedestre da Costa Castelo (Pequena Rota)

Tipo de Percurso: Paisagístico – Cultural

Distância Percorrida: 3,5 km

Duração aproximada: 1 hora e 30 minutos

Grau de Dificuldade: Percurso curto e fácil, quase sem declive.

Pontos assinaláveis: Castelo de Aboim, Casa da Nóbrega, Relógio do Sol num espigueiro típico, Capela S. João de Padornelo, Lugar da Pequenina.

Marcações das direcções: assinaladas segundo as normas da Federação Portuguesa de Campismo

Nota: Este percurso desenrola-se, inteiramente, em caminhos públicos.